O ABOMINÁVEL DR. ZOLA, de R.F. Lucchetti: Resenha de livro

O Abominável Dr. Zola é o terceiro livro lançado pelo mestre Rubens Francisco Lucchetti na coleção que leva seu nome, publicada pela Corvo Editorial. Assim como em vários de seus livros, Lucchetti traz um personagem clássico da mitologia do terror: o cientista maluco.

A história é ambientada na Europa de antigamente. O livro não deixa claro, mas parece ser em algum momento da primeira metade do século 20, já que mistura carros com charretes e dá a entender que a inseminação artificial ainda não foi inventada.

Trata-se da história de uma jovem enfermeira que, depois de trabalhar por algum tempo para o cientista Anton Zola e presenciar torturas horríveis, resolve escapar de sua isolada mansão, no meio da floresta. É justamente com a fuga da moça que se inicia o livro.

O legal da história é descobrir que tipos de experimentos se desenvolvem dentro da mansão de Zola. Mas o livro não termina quando o leitor descobre o mistério. As páginas finais do livro são dedicadas ao futuro. Dezoito anos depois, viajamos para conhecer os resultados das nefastas experiências de Zola. E é aí que entra outro personagem clássico do panteão do terror (não vou dizer aqui qual é, para não estragar o final).

Em suma, o livro é de rápida leitura. São apenas cerca de 60 páginas de história (o resto são prefácios e posfácios, incluindo um trecho do próximo livro da coleção R.F. Lucchetti: o policial Os Amantes da Sra. Powers). Lucchetti é um anti-Stephen King. Ele não perde tempo com longas divagações, descrições ou histórias paralelas.

Nosso mestre do terror vai direto ao ponto. Seu objetivo é contar uma história como se contaria em volta de uma fogueira. O mais importante são as ações, em vez de perfis de personagem ou contextualizações, como se espera de uma pulp fiction.

O livro também traz ilustrações de Nico Rosso, antigo parceiro de Lucchetti.

Assim como outros recentes lançamentos do mestre, O Abominável Dr. Zola é vendido diretamente por Lucchetti. Para comprá-lo, basta enviar uma mensagem para ele, em seu perfil do Facebook.

Ele negocia diretamente contigo e, se você tiver sorte, ainda bate um papo com ele.