O BAZAR DOS SONHOS RUINS, de Stephen King: Resenha de livro

O Bazar dos Sonhos Ruins (The Bazaar of Bad Dreams, 2015), é a coletânea de contos mais recente de Stephen King. A obra reúne 19 contos em forma de prosa e dois em forma de poema, sendo a esmagadora maioria deles já publicados em algum formato (ebook, audiobook, impresso em revistas etc). Apenas dois são inéditos: Obits e Mister Yummy.

Assim como Just After Sunset (2008), The Bazaar of Bad Dreams tem muitos contos que não se encaixam no gênero do terror. Mas, se há uma coisa que é comum à maioria das histórias, é a ideia da morte, mais como um fator inerente à vida do que como uma questão assustadora e sobrenatural.

Nota-se a preocupação de King com a chegada a velhice e a inevitabilidade da morte. Parece uma grande reflexão do autor sobre o tema, que é tão natural, mas que é um tanto tabu para as sociedades. Muitos dos personagens são pessoas idosas, em idade bastante avançada.

Portanto, os "bad dreams" (sonhos ruins, em tradução livre) a que se refere o título são mais pesadelos em relação à ideia da morte do que pesadelos em termos de terror. Antes de cada conto, King também lança mão de pequenos prefácios que contam o que o inspirou a escrever as histórias. Ao final de cada conto, o autor dedica a uma ou duas pessoas que marcaram sua vida ou carreira.

Em relação especificamente aos contos, há alguns muito bons. Mas a maioria deles poderia ser classificada como mediana, ou mesmo abaixo da média de King.

Como destaques positivos do livro, apontaria Bad Little Kid e Under the Weather. Dois contos com premissas bem interessantes e com características clássicas do terror.

Bad Little Kid só tinha sido publicado anteriormente como ebook em alemão e francês. Ela envolve um homem no corredor da morte, que resolve contar ao seu advogado sobre por que matou uma criança.

Já sem intenção de se livrar da pena capital, ele quer apenas contar sua história. O menino que ele matou, na verdade, não é exatamente um anjinho, mas sim uma peste que o persegue desde que o homem era uma criança.

O engraçado foi que eu tive a impressão de já ter lido essa história em algum lugar. Mas fora isso, achei a premissa muito legal.

Under the Weather é um conto bem ao estilo da história Psicose. Não vou dizer em que a história de King se parece com o romance de 1959 de Robert Bloch, porque vou acabar tirando a graça da história. Mas é um terror bem levinho e bem interessante.

Ao longo da história, você fica tentando descobrir qual a surpresa King reserva para você. E você só descobre, na verdade, ao final da história.

Há outros contos de terror que são interessantes, como The Dune, sobre uma duna que tem o poder de revelar a um velho juiz os nomes de pessoas que morrerão, e Obits, sobre um jornalista que faz carreira fazendo obituários de pessoas famosas, ridicularizando-as, até que ele descobre que sua escrita tem um estranho poder.

De resto, a maioria dos contos fica na média ou abaixo dela. Os demais contos de terror do livro são Mile 81 (uma mistura de Christine, de 1983, com Buick 8, de 2002), The Bone Church (poema sobre uma malfadada jornada na selva, ao estilo de Rhime of the Ancient Mariner, de Coleridge), Afterlife (que aborda uma visão pouco promissora e, portanto, assustadora da vida após a morte), Mister Yummy (uma reflexão sobre a morte e o ceifador), Herman Wouk is Still Alive (história que mostra o horror cru de uma morte violenta), The Little Green God of Agony (uma teoria sobrenatural acerca da dor e da agonia) e Summer Thunder (um dark drama pós-apocalíptico).



DADOS DO LIVRO:
Publicado originalmente pela Editora Scribner, em 2015. O livro publicado em 2017 pela Suma de Letras.

*O post foi editado depois do anúncio, em novembro de 2016, que a Suma de Letras publicaria o livro em 2017 no Brasil, com o título O Bazar dos Sonhos Ruins.